O jogo tem uma história longa e variada, com evidências que remontam a antigas civilizações. As origens do jogo são incertas, mas é provável que ele faça parte da cultura humana há tanto tempo quanto as pessoas têm feito apostas umas com as outras.

Uma das primeiras formas de jogo era provavelmente o simples ato de jogar uma moeda, que era uma atividade popular na Roma antiga. Os romanos também gostavam de outras formas de jogo, como os jogos de dados, que eram jogados tanto pelos ricos quanto pelos pobres.
Na China antiga, o jogo de azar era parte integrante da cultura, com jogos como o Keno e o Pai Gow sendo jogados por séculos. Os chineses também eram conhecidos por seu amor por apostar em lutas de animais, como a luta de galos e a luta de cães.
Outras civilizações antigas que tinham uma forte tradição de jogo incluem os egípcios, que jogavam um jogo chamado Senet, e os antigos gregos, que gostavam de jogos de azar, como o jogo de dados chamado Astragali.
Ao longo da história, o jogo de azar tem sido frequentemente associado ao crime organizado e tem sido ilegal em muitos lugares. Entretanto, nos últimos anos, tornou-se mais regulamentado e aceito, com muitos países tendo agora indústrias de jogos de azar legais.